Conceito de Jogo

Utilizando do imaginário céltico e as características de universos fantásticos do popular estilo 'Sword and Sorcery', o projeto Vates tenta recriar o estilo tradicional dos Rpgs antigos, com foco em um enredo amplo e bem desenvolvido e enfase na exploração.
Não é nenhum segredo o fato dos RPGs atuais estarem estagnados com um estilo repetitivo e - por vezes - pouco atrativo, com uma ínfima parcela de títulos destacando-se com características realmente inovadoras. Vates não serve como uma tentativa de 'corrigir' o estilo conhecido como rpg, mas sim como forma de ressuscitar - ou referenciar - antigos clássicos ou bons jogos deste estilo que passaram despercebidos

*.*.*.*.*.*

Estilo

Vates segue a formula tradicional de um RPG comum. Historia elaborada, exploração, combates em turnos, adicionando a estes seu próprio elemento diferencial. O jogo porem sera curto, diferente da maioria dos RPGs, com uma duração estimada de 3 a 6 horas de jogo. O projeto, caso bem sucedido, consiste em continuar a historia de Willard, nosso personagem principal, em outros jogos de duração similar, criando assim uma saga dividida em capítulos (ou 'livros'), cada uma um jogo independente, contendo pequenas ligações entre si para culminar em um jogo final.

Em geral, o jogo transita entre a exploração de um cenário 3D, combates em 2D e breves cutscenes que elaboram a historia do jogo. O cenário, baseado na antiga - porem alternativa - Irlanda, seguindo a jornada do misterioso bardo Willard. Junto ao roteiro, esse cenário trás uma atmosfera aventuresca e misteriosa, com a intenção de deixar o jogador querendo avançar no jogo para saber quais os próximos eventos se passariam na jornada de Willard e seu grupo em contrapartida aos RPGs atuais, onde o foco está em um sistema de batalha amplo e um número infinito de repetitivos combates aleatórios.

*.*.*.*.*.*
Enredo

O jogo se passa no fictício arquipélago de Aghan, uma versão alternativa da antiga Irlanda, ainda envolta na idade medieval onde lendas e contos heroicos de um passado mítico vagam por terra e mar. O jogador controla Willard (Will) um peculiar bardo viajante e o grupo de aventureiros que encontra em suas jornadas. A vida destes aventureiros toma um rumo diferente a medida que Will se envolve em suas historias e começam a perceber que ele não é um bardo comum.
Willard esconde sua origem estrangeira e sua identidade como um “Skald”, um orador místico capaz de alterar o destino das pessoas e do mundo. Willard viaja para Aghan afim de encontrar as peças de sua historia que revelarão o caminho para “Magnum Opus” uma coletânea de líricos antigos que contam uma historia até então nunca registrada.
A ideia geral do game é baseada na mitologia céltica com foco nas figuras históricas conhecidos como 'bardos' e suas funções. O projeto consistiria em vários capítulos – conhecidos então como 'Livros' – lançados de tempo em tempo que contariam as várias aventuras de Willard em sua busca, cada um dos jogos consistindo em uma das etapas fechadas em sua jornada, contendo determinadas ligações com os próximos capítulos.
 
*.*.*.*.*.*
 
A escolha do ambiente

Com tantos mundos de fantasia ao dispor, criar algo original é um grande desafio, por causa disso, escolhemos uma ambientação em um mundo com sutis diferenças em relação ao mundo fantástico medieval, uma delas é sua ligação com o mundo real, o jogo se passará em uma Irlanda sombria com suas cidades escuras e castelos enormes. Uma grande diversidade de locais existem nessa Irlanda, de planícies douradas a florestas fechadas e misteriosas. As pessoas neste mundo parecem sem esperança de um mundo melhor e apenas tentam viver com o que lhe é proporcionado. A magia é quase inexistente, não passando de misticismo para camponeses, no entanto druidas que buscam a verdadeira raiz do mundo se concentram em florestas e lugares de poder, sendo conhecidos pelo mundo como loucos e desajustados, o que não chega a ser uma inverdade.
Nessa época sombria em que os senhores das terras utilizavam os servos ao bel-prazer e a honra e heroísmo eram desconhecidos surge um herói que luta pelos camponeses, um misterioso viajante com uma linhagem obscura, um ladrão que tenta encontrar seu lugar e uma druida que deseja descobrir os segredos do passado.