Mecânicas

Jogabilidade

O jogo será feito em 3d, com câmera em primeira pessoa e movimentação nas teclas WASD ou setas, com rotação de câmera por meio do mouse, típicos de um jogo First-Person shooter. A ênfase será na exploração dos cenários enquanto o jogador deve passar por puzzles e combates. Os combates serão feitos em uma tela separada, onde o jogo mudará para 2d e será um típico jogo de combates por turnos onde se escolhe as ações dos personagens de seu time. O ponto forte do jogo será a historia, com cenários que estimulam o jogador a querer saber mais e continuar jogando. Os inimigos irão aparecer no mundo 3d e ao se aproximar deles ocorrerá a transição de tela para a tela de combate, no entanto o objetivo é fazer também caminhos alternativos para evitar os inimigos, o objetivo disso é fazer com que o jogador não se sinta forçado a lutar todas as vezes, evitando frustrações.

O jogo também contará com o sistema inovador de reescrever a historia. Ao acessar o diário do personagem principal, o jogador terá a opção de reescrever a historia, escolhendo tópicos para reescrever. O jogo então seria dividido nestes capítulos e ao reescrever o personagem principal volta para este capitulo e poderá jogá-lo novamente com a vantagem de ter os níveis alcançados com o personagem principal e equipamentos obtidos.

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Fluxo de jogo

O jogo se apresenta de forma que o jogador se interesse pela historia, e evitando colocar muitos obstáculos relacionados apenas a combate no caminho para o avanço da historia. Os cenários serão inspiradores para que o jogador não sinta que esta apenas percorrendo um plano, mas um mundo medieval sombrio. Os combates serão feitos para proporcionar diversão ao jogador sem a necessidade de “grind”, assim como relatar alguns eventos na historia.
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Combate

Em Vates, os combates são desenvolvidos em uma tela 2D com visão lateral. Os encontros são todos pré-determinados, sem a possibilidade de combates aleatórios. Quando encontrado um inimigo e o conflito não seja evitado, a tela entrara em uma rápida transição e mostrara a área de batalha com as personagens envolvidas (monstros e integrantes do grupo). No canto superior da tela será possível avistar a quantidade de HP de cada integrante do grupo como também seu status atual.

Posicionamento será de alguma importância no combate. Monstros ficam no lado esquerdo da tela, enquanto Willard e seu grupo no lado direito com uma formação baseada em quatro localizações (frente de combate, retaguarda, e flancos direito e esquerdo), estas localizações influenciam nas habilidades dos combatentes e também na probabilidade de se tornarem alvos, elas começam de uma forma padrão, mas podem ser alteradas tanto dentro quanto fora do combate.

Durante o combate, os combatentes agirão em uma ordem de acordo com seu valor agilidade,    formando assim um turno para cada envolvido. Durante o turno de cada um dos integrantes do grupo, um menu aparecera por onde ele poderá escolher as ações de cada personagem, são elas:

-   Posicionamento: Permite alterar a formação do integrante do grupo agindo neste momento.

-   Atacar: Ataca o alvo selecionado com a arma equipada.

-   Defender: Fortalece as defesas da personagem para que esta receba menos dano ou evite determinados ataques. Para Willard, esta opção também recarrega sua arma quando esta foi usada previamente.

-   Habilidades: Utiliza alguma habilidade especial da personagem em questão ou de alguma ferramenta equipada.

-   Itens: Utiliza determinados itens ou ferramentas para criar algum efeito em combate.

-    Fugir: Ignora os ataque inimigos e tenta evadir o combate.

O combate é terminado com a derrota de um dos lados do conflito, sendo este um 'Game Over' no caso de Willard. Parra derrotar os inimigos é necessário reduzir seu HP para 0, o que pode ser conseguido com ataques comuns ou uso de certas habilidades. Estes ataques e habilidades, caso concluídas com exito,  causam determinada quantidade de dano, alguns com maior eficiência que outros, enquanto algumas habilidades podem não causar dano, mas garantir certa vantagem para o grupo (Exemplo: cegar os inimigos), ou em alguns casos, causar dano e também adquirir uma vantagem.

Os inimigos por sua vez contam com sua própria gama de habilidades e ataques, mas no caso de Willard e seu grupo, quando reduzidos a zero HP a personagem entra em estado de inconsciência e não pode mais combater, podendo ser trazido de volta com o uso de determinados itens.

Durante este estado de inconsciência, o HP da personagem reduz temporariamente e também pode ser reduzido por outros ataques inimigos. Quando  reduzido até um determinado valor baseado no nível e na vitalidade de cada personagem, ela é considerada 'morta' e não pode mais ser trazida de volta naquele combate (Willard ira automaticamente 'reescrever' a historia daquela personagem ao fim do combate para que ela nunca tenha 'morrido'). Por motivos de enredo e lógica, porem, Willard não pode morrer em combate, ou o jogo terminara imediatamente.

Ao fim do combate, uma quantidade de experiência, dinheiro e itens são premiados ao jogador, esta quantidade é determinada de acordo com cada inimigo.